janeiro 29, 2019

Você

Esse livro despertou minha curiosidade a partir da série que saiu na Netflix. Depois que eu assisti fiquei tão chocada que precisava de mais detalhes, procurei o livro pra tentar amenizar isso, mas a verdade é que ele piorou tudo.

Resumo:

A narrativa de Joe Goldberg começa quando Guinevere Beck entra em sua livraria e ele se apaixona por ela, a "primeira vista". Após descobrir seu nome, ele começa a procurar sobre ela na internet, e encontra suas redes sociais. Beck é uma estudante e aspirante a escritora, mas ela tem vários problemas pessoais que a impede de conseguir externar textos que sejam de fato bons, ela depende do dinheiro da família para conseguir se manter no apartamento em que vive. Ela vive postando fotos e frases nas suas redes sociais, sobre a sua vida, os lugares que frequenta, as pessoas com quem anda. Joe, diante de tantas informações, começa a se fazer presente indiretamente na vida dela, descobre onde ela mora e a vigia em seu apartamento, acompanha a sua rotina, começa a ir aos lugares que ela frequenta, conhece os amigos dela. E por fim, depois de saber quase tudo sobre ela e manipular situações para estar perto dela, eles finalmente se conhecem e passam a a ter um relacionamento. Mas, até chegar nesse ponto, Joe já tinha ido longe demais.

O que eu achei?

Perturbador. Nos faz enxergar como somos tão vulneráveis diante de várias situações da vida, afinal nunca sabemos o que se passa na cabeça de uma pessoa. E no livro podemos acompanhar de pertinho o que se passava na cabeça do Joe, quanto ele era capaz de analisar a sua "vitima", como ele agia impulsivamente diante das conclusões que ele tinha na cabeça, mesmo que as vezes ele realmente tinha razão em suas conclusões. Mas até que ponto uma pessoa é capaz de ser tão obcecada por outra, tão doentio e agir de forma tão fria levado por um sentimento que nem ao menos era real, ele agia como bem queria baseado em um "amor" que não era nada mais do que doença. Acompanhamos a história narrada pelo Joe e por diversas vezes eu senti que eu deveria entrar no livro e avisar a Beck que a Peach tinha razão, que ela não deveria confiar tão facilmente naquele cara, mas ela estava tão vulnerável e por diversas vezes se sentindo tão sozinha que ela se agarrava a qualquer coisa que lhe parecesse com amor, carinho ou atenção. Sim, gostei da história, gostei da forma que autora escreveu, apesar de não gostar muito de vários pensamentos do Joe, mas era necessário pelo personagem né (me fazer sentir muito nojo dele) enfim achei melhor que a série da Netflix, mas é uma tema tão sério que talvez para uma série a forma mais leve abordada realmente tenha sido melhor. É perturbador saber que realmente existem muitos "Joe's"  por ai e o final de muitos deles é bem parecido com o do livro, vitimas atrás de vitimas. Espero que o deslize dele seja descoberto e ele pague de fato por toda a armação e todos os crimes que cometeu, ou seja aguardo para ver o que acontece no livro dois, e na segunda temporada.

Livro: Você.
Autora: Caroline Kepnes
Editora: Rocco
Nota: 8

"A única coisa mais cruel que uma gaiola tão pequena que um pássaro não consiga voar, é uma gaiola tão grande que um pássaro pense que pode voar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário