Vivian Contra o Apocalipse.
A Igreja Americana. Roupas com a marca da Igreja Americana. Comida só da Igreja Americana. Pode ouvir somente as músicas da Igreja Americana. Seja uma pessoa boa.O arrebatamento está próximo.
"Pois deus amava tanto os Estados Unidos que lhe deu uma forma de sobreviver a destruição" (O livro de Frick,4:18)
Muitas pessoas se converteram à Igreja Americana, inclusive os pais de Vivian, todos tentavam a todo custo demonstrar que eram boas pessoas, estavam em comunhão na igreja, faziam o bem uns para os outros e não perdiam a oportunidade de julgar os incrédulos. Com certeza, aqueles que não usavam a Igreja Americana, não estavam dentro dos padrões para ganharem a salvação e serem levados no arrebatamento. Vivian estava em contato com muitas das coisas relacionadas a Igreja Americana, pois seus pais eram novos crentes, ela lia a revista da Igreja Americana para jovens e até conhecia alguns trechos do livro de Frick. Mas Vivian não era crente, então o dia do arrebatamento chegou e seus pais se foram, junto com outras milhares de pessoas que desapareceram de suas casas, alguns crentes foram deixados para trás e isso era um aviso que o apocalipse estava próximo, os descrentes começaram a ficar em pânico, não mais do que aqueles que foram deixados para trás, mas ainda havia esperança. Vivian uma adolescente cheia de medos e incertezas, acostumada a ser boazinha e seguir as regras, encontra-se em uma situação que jamais teria imaginado, ela precisaria tomar atitudes por si mesma para tentar sobreviver, sendo sempre mimada pelos pais, era algo que ela precisaria ter muita coragem para seguir em frente em busca de algo que seja verdadeiro nesse caos apocalíptico. Então, ela embarca com Harp e um amigo em uma jornada atravessando o país em busca de respostas, depois de passar por acontecimentos trágicos e traumáticos, eles precisam ser fortes para enfrentar o desconhecido, provavelmente enfrente algo muito poderoso, a Igreja Americana.
O que eu achei?
O livro traz temas comuns à adolescência como: namoros, inseguranças, amizades, e temas mais sérios como a manipulação da igreja, fanatismo religioso e intolerância.
Confesso que em alguns trechos o que acontecia era tão absurdo que chegava a ser engraçado, mas parando para refletir, as reações exageradas dos fanáticos religiosos no livro, podem sim ser consideradas muito reais, dá medo perceber que talvez situações como essas podem chegar até ser comum. Pessoas se achando superiores a outras por fazer parte de uma comunidade religiosa e se auto julgarem merecedoras de algum tipo de salvação, desmerecer as outras por não ser como elas, julgar os erros sem oferecer ajuda, entre outras coisas. Apesar do tema ser um pouco pesado por tratar de algo ligado a religião, o livro tem uma leitura leve e fácil, tem algumas reviravoltas e surpresas que faz você querer acelerar a leitura só pra saber o que acontece. O livro também mostra como as pessoas são facilmente manipuladas e como aparentemente tudo envolve dinheiro, uma rede de negócios bem estruturada, um bom marketing que não tem medo de fazer uso das coisas sagradas para adquirir fiéis compradores de produtos ou ideias. Enfim o livro pode ir do superficial até a questões mais profundas que fazem refletir a realidade que estamos vivendo.
Livro: Vivian Contra o Apocalipse
Autora: Katie Coyle
Editora: Agir Now
Nota: 7
Trecho:
"O mundo não está acabando. Não vai acabar durante a vida de vocês, ou da dos seus filhos, ou da dos seus netos... Mas talvez acabe durante a vida dos seus bisnetos, pra ser sincera. E é culpa nossa. Não levamos a vida de forma sustentável. Não estou falando de apenas reciclar e de fechar a torneira enquanto escovamos os dentes. Estou falando de como tratamos uns aos outros. Como decidimos que somente algumas vidas são importantes, que apenas poucos merecem ser tratados como humanos. Não há vida sem valor na Terra!."

Nenhum comentário:
Postar um comentário