Eu amo Grey's Anatomy desde o primeiro episódio, aquela musiquinha de abertura, o romance, a agitação, as salas de cirurgia, as diferentes formas que uma pessoa pode se machucar, ter doenças, morrer. Sim, é trágico, é complicado, é triste e dramático e eu amo um bom drama. Odeio hospitais, não gosto de ver sangue ao vivo, mas do Grey Sloan Memorial (Seattle Grace) vejo tranquilamente, almoçando, jantando, comendo pipoca (porque vamos combinar que a série é gigante, tem que ver enquanto se tenta viver). E foi assim que criei a vontade de ler o livro da Shonda Rhimes.
O Ano Em Que Disse Sim.
Como dançar, Ficar ao Sol e Ser a sua Própria Pessoa. Você nunca diz sim para nada, foram essas seis palavras que fizeram Shonda Rhimes modificar completamente o seu ano e com o resultado de tais mudanças, ela conseguiu mudar a sua vida inteira. Ao perceber que sua irmã tinha razão, ela realmente nunca dizia sim as coisas, vivia em sua zona de conforto e mesmo sendo uma mulher extraordinária, ela estava perdendo oportunidades, ela poderia ser muito mais e foi isso que ela descobriu ao longo desse ano cheio de desafios.
O que eu achei?
Eu amo quando encontro um livro que fala completamente o oposto de tantos outros. Esse é um livro de não ficção que realmente te motiva a querer encarar as mudanças que sua vida precisa mas que você não era capaz de reconhecer porque vivia dizendo não. Um convite para fazer algo novo, recusado por medo de não ser capaz. A necessidade de mudar a sua alimentação e fazer atividades físicas, recusado pela preguiça de dizer sim a mudança. A vontade de aprender algo novo, recusada pela desculpa de não ter tempo, entre tantas outras coisas. Shonda nos da vários exemplos de coisas que ela transformou em sua vida depois de querer de verdade sair da sua zona de conforto, ela não seguiu nenhuma receita mágica e nenhum plano milagroso como tantos livros prometem, ela não usou a "maneira certa" de fazer as coisas, uma receita pronta. Ela simplesmente decidiu dizer sim as oportunidades. O livro é curto e a leitura é bem fluida (principalmente para quem já esta acostumada a assistir as séries dela) muito divertido e engraçado, você pode ler facilmente de uma vez só. É um livro diferente de outros porque ele não diz a você um passo a passo, você mesma se desafia a ser melhor do que pode ser, não é uma competição ou uma mudança em vista de outras pessoas, é uma competição e uma mudança para com você mesma. Por exemplo, você não deve mudar o seu corpo porque as outras pessoas dizem isso a você, você deve mudar porque você mesma percebeu que precisa disso, porque VOCÊ QUER isso e decidiu dizer sim a ser mais saudável, e só. Ninguém dita as regras a você, crie a suas próprias regras, aceite os desafios, mude por VOCÊ. Seja a sua pessoa.
Livro: O Ano Em Que Disse Sim
Autora: Shonda Rhimes
Editora: Best Seller
Ano: 2016
Nota: 9
"Comida funciona. Comida parece tão boa quando se coloca por cima de todas as coisas com as quais não se quer lidar ou não sabe como lidar. Funciona até mesmo em coisas que você reconhece como fáceis de resolver. Comida é mágica. Ela entorpece você. Comida linda e mágica faz com que sua alma morra apensa o suficiente para que não consiga pensar muito em nada além de bolo, ou além de dormir."