abril 23, 2019

Orgulho e Preconceito

Estava a algum tempo com esse livro em mãos para a leitura, adiantei ele na minha lista para começar a ler um outro que havia recebido. Geralmente mesmo que não esteja curtindo muito a leitura de inicio, me forço a ler até o final, sempre acredito em reviravoltas ou surpresas. Há muito tempo estava para ler e conhecer a obra de Jane Austen, mas acho que escolhi o momento errado para isso.

Orgulho e Preconceito.

O livro nos mostra como era a realidade social na Inglaterra do século XVIII, onde era indispensável que as mulheres tivessem um casamento rentável para sua família e para o seu status social. Elas deveriam ser inteligentes, boas nos afazeres domésticos, educadas e possuir as mais diversas habilidades, para simplesmente serem consideradas boas pelos melhores pretendentes da cidade. A família Bennet sofria com isso por não possuir um herdeiro homem que fosse suscetível aos bens da família, a mãe vivia preocupada e irritadiça para casar o quanto antes as suas filhas, e considerava qualquer pretendente um bom partido desde que possuísse boas terras ou um bom salário, por sorte duas das irmãs mais velhas mesmo que ainda se deixassem levar pelos sentimentos, eram mais inteligentes do que o comum e do que aquelas que aceitavam as imposições daquela sociedade patriarcal. Como é mencionado em um trecho do livro sobre uma das mulheres daquela época: "Sem ter grandes ilusões a respeito dos homens ou do matrimônio, o casamento sempre fora seu maior desejo. Era a unica posição tolerável para uma moça bem educada , de pouca fortuna."

O que eu achei?

Irei falar brevemente porque devo admitir que não cheguei a ler realmente o livro, antes já havia visto o filme e tinha sido um tanto quanto demorado e lento demais para mim, mas mesmo com a impaciência de ver na tela a história desenrolar, admito que gostei bastante. Quanto ao livro, li fielmente os primeiros 16 capítulos e então percebi que a leitura que já estava arrastada, só iria piorar dali em diante, tentei ler pulando partes e ainda assim não consegui me prender, então pulei diretamente para os dois capítulos finais, coisa que eu não gosto de fazer, geralmente me obrigo a ler tudo, mas infelizmente dessa vez não era o momento do livro me prender. As obras de Jane Austen são muito conhecidas e realmente são bastante ricas em detalhes, quanto aos personagens e quanto ao momento da sociedade em que se passa a narrativa, é então com toda certeza uma obra incrível. Mas, eu acredito que existem momentos na vida do leitor em que ele se atenta mais a um determinado tipo de livro, seja por se identificar melhor, ou por estar procurando um outro tipo de leitura, ou pela linguagem, ou velocidade na história, etc. Então só posso concluir que escolhi o momento errado para realizar a leitura desse livro.

Livro: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Ciranda Cultural
Nota: Pretendo atribuir a nota quando de fato estiver no momento certo de ler essa obra inteira.

"Para aqueles cuja opinião não muda, é da sua particular incumbência a certeza de acertarem nos seus juízos logo à primeira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário