dezembro 31, 2017

A possessão do Sr. Cave

 Ultimo livro do ano, mais um naquele esquema peguei o livro, o titulo interessou, nada de sinopse, vamos lá.

A história já começa bem envolvente, mas demorou um pouco para que eu ficasse com o livro o dia todo na cabeça, fazendo com que eu quisesse ler logo para saber logo o fim, ver o que acontece com cada personagem e tudo mais. Mas, esse livro apesar de ter uma história bastante interessante, faz você querer ler devagar e com cuidado.

A Possessão do Sr. Cave.

O livro começa com uma tragédia, faz você repensar se quer realmente continuar lendo, ao mesmo tempo, assim como o Sr Cave, você quer entender o porque daquilo ter acontecido, então continua a ler, até o fim. O livro aborda vários temas, bullying, super proteção dos pais, amizades "erradas", assassinato, suicídio, e por isso deve ser lido com calma para não se perder, é uma mistura de drama, romance, suspense e terror, talvez.
O livro é como se fosse uma carta escrita por Terence Cave para a sua filha Bryony, onde ele explica tudo o que aconteceu para que ele tomasse as atitudes que tomou e ter feito todas aquelas coisas que ele se viu obrigado a fazer. Sr. Cave um simples colecionador de antiguidades, ninguém esperaria que ele possuia uma história tão cheia de dramas e sofrimento. Nem ele mesmo, em algumas partes do livro nos pegamos refletindo com ele como tudo poderia ter sido diferente, mas não tem jeito, as coisas são como devem ser, já estava escrito.

O que eu achei?

Em certa parte, o livro parece uma bagunça que não tem a ver com nada, mas acredito que o escritor queria nos ajudar a conhecer um pedacinho a mais de cada personagem. Gostaria de entrar em detalhes e contar mais sobre o livro, mas ficaria escrevendo páginas e páginas, até ser um outro livro.  Não sou do tipo de pessoa que acredita nisso que os mortos ficam aqui incomodando os vivos ou tem o poder de agir "no mundo dos vivos". Mas, a forma como a história é contada no livro nos faz entender um lado que talvez não iriamos prestar atenção, as vezes iriamos só ficar com pena do pobre garotinho que se matou para ter destaque entre os amigos, mas nunca iriamos conhecer a história ao fundo, ver que tinha algo crescendo dentro dele desde quando ele era apenas um bebê. Como diz a frase antes de começar a história do livro: "Se há alguma coisa que desejamos mudar na criança, deveríamos antes examiná-la, para ver se não se trata de algo que seria melhor mudarmos em nós mesmos". (Carl Gustav Jung). O livro nos mostra que o que acontece em nossas vidas são resultado de nossas escolhas, as vezes queremos que determinado fato seja diferente, mas ele por si só não muda sozinho, somos nós que precisamos mudar.

Livro: A possessão do Sr. Cave
Escritor(a): Matt Haig
Editora: Record

... Estude a história e você verá que não há nada de racional nesse mundo. Todas as civilizações, das mais antigas até a nossa, buscaram explicações para a existência humana. Deuses entraram e saíram de cena, em nome de crenças e ideologias campos de batalha se encharcaram de sangue, e continuamos prisioneiros dessa mesma e misteriosa vida... (página 161)

Nenhum comentário:

Postar um comentário