Decidi adicionar esse livro as minhas leituras depois dele ter aparecido tantas vezes pelo meu Amazon, só de olhar a capa e ler o nome eu já sabia que era daquele tipo romance agua com açúcar que eu amo, isso deve explicar porque o li em apenas 2 dias.
novembro 04, 2020
Somos Apenas Amigos
Decidi adicionar esse livro as minhas leituras depois dele ter aparecido tantas vezes pelo meu Amazon, só de olhar a capa e ler o nome eu já sabia que era daquele tipo romance agua com açúcar que eu amo, isso deve explicar porque o li em apenas 2 dias.
A Bússola de Ouro
Ganhei o box dessa trilogia no meu aniversário desse ano e terminei a leitura do primeiro livro recentemente. Nunca havia assistido ao filme e nos últimos dias também descobri que tem uma série.
A Bússola de Ouro
Lyra Belacqua e seu daemon vivem em uma faculdade em Oxford. Um dia em um momento de travessuras, a garota fica presa em uma sala durante uma reunião muito importante, depois do que ela presencia ali e das coisas que ela fica sabendo, uma grande interrogação sobre a vida que ela conhecia até então começa a aparecer em sua cabeça. Mas, somente após o desaparecimento do seu melhor amigo é que ela começa a perceber que a sua missão é muito maior do que ela havia imaginado, a garota então embarca em uma grande aventura em busca do seu amigo e de outras crianças que haviam desaparecido assim como ele. Grandes descobertas, batalhas e aventuras a aguardam nesse processo de busca, ela é uma garota forte, inteligente e corajosa com uma grande profecia em suas mãos para ser cumprida, mesmo que ela ainda não saiba disso.
O que eu achei?
A leitura começa muito promissora, de fato a personagem é muito carismática, inteligente e divertida. Porém, em algum momento mais ou menos chegando ao meio do livro a história começa a se arrastar um pouco, ainda sem apresentar muito bem o rumo que iria tomar. É um livro que exige bastante imaginação e que necessita de que o leitor se conecte muito a história para não se perder. Apesar de achar que ele tenha retomado o ritmo no final, achei que foi muito acelerado, ele vinha em um compasso linear e de repente parecia que precisava terminar rápido e um monte de acontecimentos foram jogados de uma vez. Apesar disso, a história é muito bem construída e a personagem principal é do tipo que agrada muito, por ser apenas uma criança e ainda assim ser tão inteligente e conseguir se virar sozinha em muitas situações. Acredito que a maior razão pela qual eu não tenha gostado mais da leitura foi pelo fato de que o autor passou a enfiar uma critica a igreja e a religião que até então não tinha sido tão relevante para a história e também as mudanças drásticas de rumo nos temas e nas atitudes de alguns personagens (em um momento o personagem era bom e em questão de segundos era completamente o oposto) tantas coisas que haviam acontecido que focavam na superioridade dos personagens e em questões de segundos era tudo culpa da igreja e da religião, inclusive citando de forma modificada trechos de passagens bíblicas. Achei bastante fora de contexto ao rumo que o livro tinha tomado e também me incomodou um pouco a forma como o tema foi introduzido de forma tão crua e negativa.
PS: já li outros livros que citam a religião como algo negativo, algo que manipula as pessoas, livros que também modificam trechos bíblicos em razão do seu contexto, mas de fato, isso fazia parte e era relevante a história, ainda que criticando, mas de uma maneira mais respeitosa.
Sobre o Autor Philip Pullman
- Ex professor, ensinou cursos com temas como romance vitoriano e contos populares.
- O seu primeiro livro, The Haunted Storm, foi publicado em 1972 e ganhou um premio para jovens escritores.
- Em 1995 lançou A Bússola de Ouro, o primeiro livro da série His Dark Materials.
Editora: Suma
Nota: 6
"Nós vimos coisas horríveis, não foi? E ainda vem mais, com certeza. Então acho melhor não saber o que está no futuro. Prefiro o presente"