A Maldição da Mansão Bly já estava para estrear na Netflix quando pesquisando sobre, descobri que a história era em sua maior parte é baseada nesse livro. Então resolvi procurar para ler e vi que era bem curtinho, ao iniciar a leitura percebi que era bem confuso também, é um livro antigo e geralmente quando é assim traz palavras e conceitos que são bem diferentes do que estamos acostumados, mas eu fui até o final e devo dizer que não achei tão esplendido como a série.
A Volta do Parafuso
Uma jovem é contratada para ser educadora de duas crianças, Flora de 8 anos e Miles de dez anos. As condições impostas pelo contratante (o tio das crianças) era de que a jovem deveria morar na mansão onde vivem as crianças e que ela nunca deveria incomoda-lo com qualquer tipo de assunto, tudo seria de total responsabilidade dela. Ao conhecer as crianças, ela se depara com uma garotinha educada e encantadora; e um garotinho educado e misterioso. Após receber uma carta do colégio interno de Miles dizendo que ele não seria aceito novamente na instituição, a jovem começa a nutrir desconfianças e buscar explicações para tal atitude por parte da escola, afinal o que um garoto tão aparentemente bom teria feito de tão ruim. Além disso, as coisas passam a ficar um pouco estranhas na mansão, ela começa a se deparar com aparições e descobre que são de dois ex funcionários que já tinham morrido e cresce a preocupação em manter as crianças longe desse tipo de visão.
O que eu achei?
Antes de ler o livro eu já havia assistido ao filme Os Órfãos (antes da estreia da série), então eu já tinha em mente uma premissa da história e de seus personagens, mas entre os dois existem algumas diferenças e devo admitir que não gostei muito de nenhum. O livro é bem curtinho, pouco mais de cem páginas, uma leitura que teria tudo para ser rápida, mas acredito que devido a algumas divergências na tradução, senti ela bastante confusa. Desde o inicio são criadas várias expectativas para a história, muitas questões são levantadas na mente do leitor e cresce a esperança de que até o ponto final muita coisa será explicada, mas não foi isso o que aconteceu, várias vezes me encontrei com as palavras: "mas isso será explicado depois" ou "será entendido depois" e em sua maioria para mim não houve explicação alguma. Talvez eu não tenha entendido mesmo como dar a volta no parafuso, mas por ser um livro com final aberto acredito que é permitido qualquer tipo de interpretação, a minha é que está tudo apenas na mente da educadora (espero que isso não seja interpretado como spoiler, pois é a minha visão e já encontrei muitas outras diferentes) Enfim, recentemente também foi lançada a série na Netflix que é baseada em sua maior parte nesse livro, ela sim explicou tudo e preencheu perfeitamente toda a premissa do livro, esse é um dos poucos casos em que acho alguma das adaptações melhor do que o próprio livro.
A Maldição da Mansão Bly
Absolutamente esplêndida. Depois do sucesso que foi A Maldição da Residência Hill confesso que fiquei com um pouco de medo por esperar essa série, a "segunda temporada" das séries quase nunca são tão boas quanto a primeira, mas não me senti nem um pouco decepcionada. Acredito que muitos esperavam por uma história de terror assustadora e que talvez acreditam que nesse quesito a série não teria cumprido o seu papel, mas ela foi tão perfeitamente produzida que não tem como dizer que tenha deixado a desejar, todos os espaços foram preenchidos e foi entregue uma história maravilhosa e muito mais completa que o próprio livro. Se você espera por um terror cheio de sustos, essa realmente não é a melhor opção, a série está mais ligada a um terror psicológico e como já foi apresentada antes na verdade, ela se trata de uma história de amor (ou várias). Ela apresenta vários temas que realmente mexe com o psicológico de qualquer um; o medo do que acontece após a morte, o medo do esquecimento; a dor da perda; relacionamento abusivo; entre outros. A série preenche muitas das lacunas deixadas pelo livro, apesar de não ser apenas baseada nessa obra, a volta do parafuso é o tema central da série, nela podemos conhecer melhor a personagem da educadora, as crianças, o tio e outros personagens que vivem na mansão em histórias paralelas. Se você gosta de uma trama fechada, terror, drama, suspense, recomendo muito assistir.
Editora: Landmark
Nota: 6