fevereiro 25, 2019

O Homem de Giz

Já fazia algum tempo que eu queria ler esse livro, um dia despertou mais forte essa vontade e então o baixei no meu Kindle. Comecei a ler e aos poucos não conseguia mais parar. Admito que tive medo quanto a comprar a edição física, porque da ultima vez que comprei uma titulo de suspense em capa dura, depois de tanto marketing em cima dele, me decepcionei bastante. Mas, com o homem de giz, não.

Resumo:

O livro é narrado por Eddie que começa a explicar como é a sua vida e dos seus quatro amigos na pequena cidade onde vivem. Após um acidente em um carrossel, uma jovem fica com o seu rosto transfigurado e Eddie tem o primeiro contato com o novo e misterioso morador da cidade, tudo começou a ficar estranho e sombrio, outros desastres começaram a acontecer, e o que marcava a maioria deles eram desenhos de homens feitos de giz.

 O que eu achei?

Esse livro recebeu muitas criticas, mas também muitos elogios, eu particularmente gostei bastante, é bem fluida a leitura, cheia de mistérios e envolve o leitor com facilidade. Por ser o livro de estreia dessa autora, ela demonstrou ter muito potencial, e acredito que as criticas negativas foram porque o marketing focou que os leitores de Stephen King iam se apaixonar pelo livro, o que na verdade é equivocado, já que os fãs de verdade sempre vão reconhecer a grande diferença entre as obras. Eu mesma li apenas uma obra do Stephen King que foi IT A Coisa, e definitivamente, no começo do livro o homem de giz, eu não sabia se tinha voltado a ler King ou se realmente era um livro novo, muitos elementos das obras eram parecidos, o grupo de crianças, a guerra com pedras, a narrativa sendo desenrolada entre passado e futuro, etc.  Agora voltando em foco ao homem de giz, eu também gostei muito do livro porque ele não foi como muitos outros livros de suspense que terminam deixando várias coisas no ar, o leitor fica quebrando a cabeça para tentar entender algo que na verdade não faz sentido, esse livro no final fecha todas as lacunas que são abertas durante a leitura e mostra ao leitor a solução de todos os mistérios que surgiram. Ao ler algumas das criticas vi muita gente que ainda reclamou da autora ter deixado muitas coisas sem explicação, e me pergunto se eles realmente tinham lido o livro até o fim, porque para mim tudo ficou muito claro.
O homem de giz tem tantas camadas, traz tantos assuntos a tona, mas o que ficou preso na minha cabeça quando terminei de ler foi como as mentiras acabam com as pessoas, como a hipocrisia destrói e como nunca podemos dizer que conhecemos alguém, porque de fato nunca é possível saber o que uma pessoa é capaz de fazer, digo isso por muitos personagens que encontramos no livro e também sobretudo sobre Eddie, eu já imaginava que de fato havia algo de errado com ele também, mas não achava que sua compulsão o teria levado a roubar e guardar uma coisa tão sem sentido (algo que ninguém normal faria). As pessoas tem seus momentos de cometer atos impensados, mas Eddie era doente porque na insanidade dele durante a narrativa do livro todo, parecia ser normal, a principio pensei "coisa de criança" mas depois de tudo revelado, conclui que ele só poderia ter algum problema psicológico, aparentemente a dimensão toda de suspense dada no livro, foi por conta de Eddie em seus sonhos e devaneios. Enfim para quem gosta de suspense, é uma leitura muito interessante. Só não fique decepcionado quando descobrir que o que você deve temer são as pessoas e não a figura do homem de giz.

Livro: O Homem de Giz
Autora: C.J. Tudor
Editora: Intrínseca
Nota: 9

Tens de olhar sempre além do óbvio.

fevereiro 17, 2019

Não sou eu, é você.

Comprei esse livro na bienal de 2018, fiquei relutante porque não era de um autor que eu já tivesse ouvido falar, e a capa deu a impressão de ser algo muito adolescente, fazendo com que eu pensasse que fosse mais uma daquelas histórias que se passa na escola, a menina esquisita, o garoto popular e tudo mais, mas lendo a sinopse me chamou atenção por prometer boas risadas. Enfim, esse livro está na minha estante, e essa foi a sua vez.

Resumo

Delia Moss trabalha como assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Newcastle, na casa dos trinta anos, sua vida era "normal", casa, trabalho, namorado, cachorro. Até que chegou aquele momento da vida onde tudo começa a mudar, ela havia tomado uma decisão no seu relacionamento de dez anos, que iria transformar tudo. E no trabalho, as coisas andavam complicadas devido a algumas mensagens mal intencionadas de um suposto Hacker. Em uma noite, no encontro com o seu namorado para comemorar os dez anos de relacionamento, Delia fez uma proposta que a principio pareceu não ser bem aceita por ele, no dia seguinte ela descobriu o porque. Tudo começou a desmoronar em sua vida e no seu trabalho não foi diferente, infelizmente ela não conseguiu parar o hacker e suas mensagens, então acabou sendo demitida. Ela se mudou para Londres para morar com sua amiga Emma, era uma nova chance na vida dela de recomeçar e tentar esquecer o que passou, mas ela não sabia o que a esperava em seu novo trabalho em um escritório de Relações Publicas. É claro que foi um momento de crise para ela, mas tudo foi uma fase para que ela pudesse crescer mais, como pessoa e também como profissional.

O que eu achei?

Fazia tempo que eu não lia um romance que me deixasse muito animada e curiosa para descobrir o que viria depois. No começo da história achei que seria mais um clichê, o casal briga, eles tentam se ajeitar, o cara (apesar de tudo) é bacana e até merece que tudo se conserte entre eles. Mas então, aos poucos fui me colocando no lugar da personagem Delia e com as coisas que ela vinha descobrindo, fui percebendo que não era tão simples assim perdoar e seguir como tudo era antes. Além desse drama no relacionamento, ela estava vivendo outra situação difícil em seu trabalho, essa que a fazia questionar o seu próprio caráter, ela era colocada sempre a prova e estava no meio de pessoas falsas e superficiais, nesse ambiente realmente é difícil ser uma pessoa boa que e ainda manter o emprego. Esse livro me fez conhecer bastante essa profissão de relações publicas (ainda que por um lado bastante negativo) mas, não mostrou aos leitores nada mais das coisas absurdas que o ser humano é capaz de fazer pelo dinheiro. É um livro relativamente extenso, contem um pouco mais de 400 páginas, mas como é dividido em capítulos curtos, a leitura se torna bem rápida. Em resumo, eu gostei muito da história, gostei muito de como a personagem se descobriu e evoluiu ao longo da trama, gostei muito do desfecho e de como o que aconteceu no relacionamento dela foi abordado, apesar de ser uma situação muito complicada, a autora não impôs como se fosse regra a essa situação, o que aconteceu com a personagem. O livro promete muitas risadas, admito que não ri tanto assim, mas é um livro bastante divertido.

Livro: Não sou eu, é você.
Autora: Mhairi McFarlane
Editora: Harper Collins
Nota: 9

"Quando você me disse que ia embora, eu pensei, porque admitir qualquer uma dessas coisas? Por que ferir meu orgulho ainda mais?
Então eu me dei conta de que isso importa. Você precisava saber os sentimentos que inspirou, e eu precisava ter a coragem de dizer isso para você. Mesmo que não exista esperança de mudar alguma coisa. Mesmo que não seja reciproco. Nada disso tem a intenção, nem deveria, de fazer você se sentir culpada, a propósito. Você tem tanta escolha sobre quem ama quanto eu."

fevereiro 01, 2019

Os Segredos da Mente Milionária

Esse nem estava na lista de leitura para agora, mas eu estava vendo um vídeo no youtube, e nos comentários uma pessoa citou que tudo o que o cara do vídeo estava falando era baseado nesse lindo, e as idéias que o cara estava passando realmente eram boas, então pensei, porque não ler agora.

Resumo:

No livro, o autor fala um pouco sobre quem ele é, as coisas que o transformaram em milionário, as atitudes que ele precisou tomar para isso e principalmente como ele entendeu que era necessário mudar o seu  mindset para conseguir chegar no nível de vida financeira que desejava. Ele também apresenta 17 novos arquivos mentais para que os leitores também possam mudar e aprimorar o seu próprio mindset, saindo de uma vida pobre para uma vida rica. São coisas relativamente simples que fazemos no dia a dia e mal reconhecemos que são atitudes e pensamentos negativos que nos impedem de crescer e atingir os nossos objetivos, seja reclamar, falar mal do outro ou a autossabotagem. O livro nos ajuda a enxergar esses erros e nos dá um caminho de como transformar a nossa mente pobre para a visão de uma mente milionária.

O que eu achei?

Não esperava me interessar tanto, afinal não é o tipo de gênero que mais curto ler, mas é um livro tão curto e ensina tanto que foi bem rápido terminar a leitura. Para aprimorar e gravar todos os 17 arquivos mentais será necessário reler mais algumas vezes, mas dessa vez já serviu para que eu refletisse melhor a forma como eu penso sobre determinadas coisas e principalmente sobre o dinheiro. Não é o primeiro livro com esse tema que eu leio, e vejo que foi por isso que ficou mais fácil entender os termos e as ideias abordadas, mas acredito que a maioria dos livros que aborda esse assunto é meio igual, afinal todos eles mencionam que a mente milionária pensa da mesma maneira, assim acredito que não teria algo muito além disso para os autores, apenas a visão de mundo deles passar essa mensagem. Por ser uma leitura rápida e trazer dicas práticas para aplicar e ajudar o leitor a mudar o seu mindset (se for isso que deseja) recomendo bastante a leitura.

Livro: Os Segredos da Mente Milionária
Autor: T. Harv Eker
Editora: Sextante
Nota:

"Você é filho de Deus. Viver de modo pequeno não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se esconder para que as pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças. Nascemos para tornar manifesta a glória de Deus que está dentro de nós. Não apenas de algumas pessoas, mas de todas. Quando deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão aos outros para fazerem o mesmo. No momento em que nos libertamos do nosso próprio medo, a nossa presença liberta automaticamente outras pessoas!"

O mundo não precisa de mais gente que viva de modo pequeno. É hora de parar de se esconder e ir à luta. É hora de parar de necessitar e passar a conduzir. É hora de começar a compartilhar os seus talentos em vez de escondê-los ou fingir que eles não existem. É hora de dar inicio ao jogo da vida em grande estilo. No fim, pensar e agir pequeno só leva a uma vida de sacrificios e insatisfação. Pensar grande e agir grande permite possuir dinheiro e uma vida com sentido. A escolha é sua.