novembro 22, 2018

Os Cinco do Ciclo

Algum tempo atrás recebi um contato através do Instagram de um escritor, um pedido simples para me enviar o seu livro em troca de uma resenha do mesmo, como nunca havia recebido uma proposta dessa e nem imaginava algum dia receber, prontamente aceitei, sem fazer muitas perguntas sobre o livro, enviei o e-mail para receber o arquivo. Fiquei muito feliz diante desse novo desafio, afinal eu não esperava tamanha honra e oportunidade.
Enfim, ao receber o livro observei que era de um gênero que não costumo ler, mas pelo compromisso, depois que finalizei algumas leituras, comecei a ler Os Cinco do Ciclo.

Os Cinco do Ciclo.

O livro começa narrado por Yosef que é lider de uma pequena vila chamada Keltoi, logo no primeiro capitulo podemos conhecer a sua familia; Morgiana sua companheira, Guilda uma espécie de mãe para todos e seus filhos Julian, Yohan e Hitalo. Yosef mostra o seu amor pelos livros e como aprecia a leitura, conhecemos como é sua rotina em casa e um pouco da personalidade de cada um de seus filhos, aos poucos também somos inseridos na vila de Keltoi, conhecendo o seu povo e o seu dia a dia. Todos estão apressados pois é o ultimo dia de colheita, tudo deve estar pronto para ser levado ao Império e assim pagar os seus tributos. 
Nessa viagem a Numitor para o pagamento, Yosef escuta boatos que coloca em risco a sua querida vila, ameaça a sua família, os seus deuses e a todos que ele ama, preocupado com isso, o líder de Keltoi começa a ter pesadelos que o atormentam em sua viagem de volta ao seu lar.
Decidido a por um fim em seus medos, Yosef se reúne com seu povo para decidir o que deve ser feito em nome dos deuses e de Keltoi. Como solução, uma nova viagem ao império é realizada, trazendo à realidade todos os medos de Yosef. Em nome dos seus deuses, do seu povo e da sua família, o líder de Keltoi precisará ser mais do que sábio, ele também precisará ser forte.

O que eu achei?

Os Cinco do Ciclo começou como um mistério pra mim, como ele não é do tipo que estou acostumada a ler, fiquei meio receosa com a quantidade de páginas no inicio,  mas no decorrer da leitura tudo foi fluindo com facilidade e foi uma surpresa e tanto como ele me prendeu do inicio ao fim, mesmo sendo um pouco mais lento no inicio, aos poucos eu me pegava pensando naquilo que estava acontecendo em Keltoi e como Yosef iria resolver tudo. Admito que é um livro que foge do comum, onde você espera por algo e o autor te surpreende com outras situações e diálogos completamente diferentes, o livro traz uma história mais madura por conta do seu personagem central ser mais velho e já possuir experiências de vida, sendo assim, ele tem outros tipos de pensamentos e preocupações, a fase de usar diretamente sua força física para resolver seus problemas havia ficado em seu ciclo mais jovem, e atualmente ele procurava usar mais a sua sabedoria e sua paciência (o que não impede que os leitores tenham um pouco de ação também).  As vezes em alguns diálogos entre os personagens a leitura fica um pouco complexa para quem não esta habituado com esse tipo de linguagem, mas nada impede o entendimento da história de modo geral. Os Cinco do Ciclo traz a tona várias questões sociais que poderiam ter sido apenas vividas naquele tempo e nessa história, mas é fácil encontrar relação delas na nossa sociedade ainda nos dias de hoje, é um livro que ensina sobre o respeito as diferenças, as crenças, a família e a determinação em defender aquilo que se ama e em que acredita. Por fim, quero destacar algo sobre a escrita do autor, como mencionei eu não costumo ler livros desse gênero e não costumo ler livros de autores nacionais (sem nenhuma razão em particular, apenas crio uma lista gigante de outras leituras e ainda não reservei a atenção devida a leituras nacionais) enfim, Elias Flamel tem uma escrita bastante descritiva que parece nos transportar para dentro do seu livro, é fácil visualizar todo o cenário da narrativa bem como cada detalhe dos personagens, o que facilitou muito para mim que sou novata dentro desse tipo de história, gostei muito dessa nova experiência.

Livro: Os Cinco do Ciclo
Escritor: Elias Flamel

"...não importa quantas mudanças o homem faça no mundo, sempre seremos pequenos..."  - pág 209.

Nenhum comentário:

Postar um comentário