
Sinceramente, não sei nem por onde começar.
Eu gosto muito de livros de terror e suspense, sou muito de fases, uma época só lia livros assim, outra época só livros de romance (que ainda são meus preferidos) e agora acho que estou na melhor fase, leio um pouco de tudo! Os livros de suspense/terror que eu já tinha lido na vida eram infanto juvenil, ou seja, um sustinho bem de leve né.
IT A Coisa é o meu primeiro livro de terror, com um nível de medo considerável, e também é o primeiro livro do Stephen King que leio, sem mencionar que com mais de mil páginas é o maior livro que já li. Então vamos lá...
IT A Coisa é o meu primeiro livro de terror, com um nível de medo considerável, e também é o primeiro livro do Stephen King que leio, sem mencionar que com mais de mil páginas é o maior livro que já li. Então vamos lá...
Sobre o livro.
A história se passa em Derry, no Maine, onde aproximadamente a cada 27 anos A Coisa desperta para se alimentar, ela gosta particularmente de crianças. O começo do livro nos apresenta os 2 primeiros personagens, os irmãos George e Bill Denbrough. Em um dia de tempestade, A Coisa está acordada e quer se alimentar, George sai para brincar na chuva com o barquinho que o irmão tinha feito para ele, até que o mesmo é levado pela correnteza para um bueiro, e lá o menino então conhece o palhaço Pennywise (uma das muitas formas como A Coisa se apresenta). George morre nesse dia e se inicia uma sequência de desaparecimentos de crianças na cidade. Aos poucos o autor vai inserindo e apresentando cada personagem como parte da história, conhecemos então: Richie Tozier (o cara engraçadão); Stan Uris (o cara judeu); Mike Hanlon (o cara que liga todo mundo); Eddie Kaspbrak (o cara da bombinha de asma); Ben Hanscom (o cara gordinho super inteligente) e Beverly Marsh (a garota que o grupo precisava). Todos eles juntamente com Bill (o cara que quer destruir a coisa que matou o seu irmão e todos respeitam) formam o Losers Club (clube dos otários/ clube dos perdedores). Eles criam uma sede para o grupo e durante as férias de verão se reúnem para tentar descobrir o que é A Coisa e onde ela vive, todos tem suas histórias e experiências para compartilhar e além da interferência da Coisa em suas vidas, eles também tem que lidar com Henry Bowers, um valentão que realmente bota medo e não tem dó de bater ou ferir. A Coisa se apresenta a eles de formas diferentes, caracterizando-se sempre do maior medo deles, coisas estranhas e assustadoras acontecem, balões voadores, monstros, sangue saindo do ralo, vozes, pássaros gigantes, pessoas mortas e muitas outras situações que causam medo nas crianças, mas apesar de tudo a amizade deles é forte e não se abala. O livro divide-se em duas partes, uma que conta a vida deles quando criança e como enfrentaram A Coisa da primeira vez, e a outra parte é quando eles já estão adultos e voltam a Derry para enfrentar A Coisa novamente.
O que eu achei?
Não gosto de dar spoilers sobre o livro, é claro que tem muito mais a se dizer, afinal mil páginas tem muita história e muito detalhe. Mas com o que mencionei acima sobre o livro vou descrever minhas impressões sobre ele. Como disse no inicio do post, foi o primeiro livro do Stephen King que eu li na vida, provavelmente lerei outros já que gostei bastante da forma como ele escreve, e apesar de dar muitos detalhes em sua história, são totalmente necessários para compor todo o contexto e fazer o leitor envolver-se no enredo, logo não fica uma leitura cansativa e pesada, apesar de ser um livro muito extenso, é daquele tipo que quase não da pra parar de ler.
Eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de filmes de terror e nunca teve problemas para dormir depois, com o livro também não foi difícil dormir, mas admito que por duas noite tive pesadelos (coisa que raramente acontece). Então só posso concluir que o autor fez um bom trabalho, a ponto de conseguir mexer com uma pessoa que não se impressiona facilmente. O final do livro foi bem completo, mas com o contexto inicial e tudo o que se passou durante a história, ele poderia ter sido melhor desenvolvido (principalmente a parte em que eles enfrentam A Coisa pela segunda vez). Mas, mesmo assim, foi um final considerável e não estragou em nada a história no seu contexto geral. Apesar dos palavrões e das partes beeem pesadas, eu gostei muito da leitura.
Livro: It A Coisa
Escritor(a): Stephen King
Editora: Suma
... Vá embora e tente continuar a sorrir. Ouça um pouco de rock and roll no rádio e vá em direção a toda vida que existe com toda a coragem que você consegue reunir e toda a crença que tem. . Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente. Todo o resto é escuridão. (ultimas páginas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário