Esse livro não contém um dos meus temas favoritos, comecei a ler porque eu tinha curiosidade com relação ao que estava escrito na capa "Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios". Por ser de um tema que não chama muito a minha atenção, demorei para focar de verdade no livro e apesar de ter uma quantidade normal de páginas, parecia ter muito mais. Aos poucos, quando realmente começou a fazer sentido, reconheci o tamanho da importância do assunto que estava ali em minhas mãos.
O poder do hábito traz vários exemplos de como as rotinas estão fortemente enraizadas em nossas vidas, muitas vezes mal percebemos que ela existe, mas ela está ali. Por exemplo, você já parou pra pensar porque molha a escova de dentes e só depois coloca a pasta? ou porque coloca a pasta e somente depois molha a escova? Pode parecer meio idiota, mas o livro explica que isso pode ser sim um hábito. Quando você acorda atrasado por exemplo e pula as etapas da sua rotina da manhã, parece que demora muito mais para que você consiga se organizar durante o dia, parece que você está jogado na vida sem saber o que fazer. Se o seu hábito é tão forte que muitas vezes você pode se sentir perdido sem ele.
O livro conta diversas situações em que as pessoas precisaram mudar as suas rotinas para se adaptar a algo melhor, seja na vida pessoal ou nos negócios, ele também apresenta diversos estudos que justificam tais conclusões, foram muitos anos estudando o cérebro humano para conseguir definir como identificar os pontos que precisam ser mudados para conseguir conquistar determinado objetivo. Um dos exemplos citados no livro foi de como uma produtora conseguiu inserir uma música que a principio parecia ser um grande sucesso, mas que depois de seu lançamento nas rádios não foi bem aceita entre os ouvintes, os estudiosos descobriram que geralmente as pessoas gostam de um padrão e vão aceitar aquilo que se encaixe nele, ou seja, para que algo novo seja aceito e reconhecido, as pessoas precisam ter certa familiaridade. Assim, ao introduzir essa determinada musica no meio de duas outras que já eram do gosto popular, ela acabou se tornando conhecida e aceita, ficando no topo das músicas de grande sucesso.
Por fim, acabei gostando do livro, ele fez com que eu enxergasse coisas que talvez precisam ser mudadas na minha vida para que eu conquiste algo melhor e que talvez eu precise organizar melhor as minhas rotinas para conseguir fazer tudo o que preciso e obter resultados.
Livro: O poder do hábito.
Escritor(a): Charles Duhigg
Editora: Objetiva
...Centenas de hábitos influenciam nossos dias - eles orientam o modo como nos vestimos de manhã, como falamos com nossos filhos e adormecemos à noite; eles afetam o que comemos no almoço, como realizamos negócios e se vamos fazer exercícios ou tomar uma cerveja depois do trabalho. Cada um deles tem uma deixa diferente e oferece uma recompensa única. Alguns são simples e outros são complexos, apoiando-se em gatilhos emocionais e oferecendo prêmios neuroquímicos sutis. Porém todo hábito, por maior que seja sua complexidade, é maleável... - Pág. 348.

Nenhum comentário:
Postar um comentário