março 06, 2019

13 Treze


A autora entrou em contato comigo pelo Instagram e ofereceu para enviar o livro em troca de uma resenha, eu prontamente aceitei a leitura e devo dizer que me surpreendeu demais. Antes de começar achei que era um livro de fantasia, com pessoas mágicas, poderes e feitiços, ou algo tipo jogos vorazes, essas coisas. Mas, na verdade, o livro é um romance incrível que não deixa de ter a sua magia também.

Resumo:

Rebeca é uma golpista que vive a sua vida sem acreditar em Deus, no amor e nas pessoas. Ela e sua mãe planejam um golpe que mudara as suas vidas para sempre, um dia antes ela se depara com um encontro inesperado, uma vidente que lhe revela como sera a sua vida a partir do dia do golpe, que por sinal daria errado, ela seria pega e teria que mudar drasticamente a sua vida, teria que cursar faculdade, mudar de cidade, andar na linha e encontrar o amor da sua vida, o 13º namorado que transformaria a sua realidade para sempre. Rebeca não acreditava em nada disso, mas a duvida foi plantada e ela começou a duvidar da verdade absoluta em que acreditava: que o amor não existe e tudo na vida é dinheiro e poder. Mas, de fato, a vidente teve razão, e tudo o que ela previu para a vida de Rebeca realmente começou a acontecer.

O que eu achei?

Quando terminei de ler, deu vontade de voltar e começar a ler de novo. Acho que isso resume bem o quanto eu gostei dessa história, na verdade eu não esperava que ficaria tão animada e tão envolvida. Como eu pensava que seria um livro de fantasia, daquelas coisas de magia e tudo mais, achei que a leitura seria um pouco arrastada, porque não gosto muito desse gênero, mas eu fui surpreendida por um romance daqueles em que a pessoa precisa lutar contra ela mesma e contra as coisas que acredita para entender que quando o amor chega não tem para onde fugir. A autora escreveu uma história tão delicada e forte ao mesmo tempo, que o leitor consegue sentir tudo o que o personagem está passando, o medo, a insegurança, a animação, o poder, a euforia, o amor. O dialogo entre os personagens, os pensamentos deles em cada parte da história, como eles querem se entregar ao momento e ao mesmo tempo precisam se proteger daquilo que são e proteger o outro também. É aquele tipo de livro que você simpatiza com o personagem, acompanha a sua evolução e torce por ele, Rebeca evoluiu muito como pessoa ao decorrer da história e o final foi emocionante, tanto pela euforia do momento da luta como por ela admitir que com as coisas que aprendeu passou a ter fé. Ler 13 foi uma experiencia bem diferente porque é a primeira vez que leio um livro de autor nacional que existem características de lugares do Brasil, a autora cita o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, isso fez parecer que enquanto eu leio, a história da Rebeca esta acontecendo aqui pertinho, se eu sair de casa por me deparar com algum personagem andando por ai, parece loucura, mas essa experiencia de ler um livro que se passa em lugares próximos que conhecemos é bastante imersiva, e eu amei.
Quando o leitor se envolve com a história e com os personagens, não tem como parar de ler, no livro 13 senti de verdade aquela sensação de querer saber logo o que acontece depois, mas não querer que o livro chegue ao fim. Gostaria de escrever muito mais, mas não gosto de dar spoiler sobre o livro, prefiro que as pessoas se surpreendam com as coisas também e possa sentir as emoções da leitura, só devo dizer que gostei muito da experiencia e recomendo bastante o livro para quem gosta de romance.

Livro: 13
Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Nota: 9

"O azar pode ser a sua ruína. A sorte também"