setembro 16, 2018

Postais do Coração

Comprei esse livro na Bienal de São Paulo em 2016. Ficou na minha estante por quase 2 anos sem que eu lesse, mas antes da Bienal de 2018 coloquei o livro na sequencia para ser o próximo que começaria a ler. Escolhi o livro com base no titulo e na capa, gosto de ler e esperar que ele me surpreenda. Então vamos descobrir se ele vai fazer isso. Ele é dividido em duas partes, aproveitando isso e a nova ideia que tive para escrever mais detalhadamente sobre os livros que leio, vou dividir a resenha em duas partes também.

Postais do Coração - Primeira Parte.

Na primeira parte do livro conhecemos a personagem Saffy, uma publicitária brilhante, cheia de idéias e apaixonada por seu trabalho, ela namora com Greg um ator incrível e bem sucedido que está na lista dos homens mais sexy da Irlanda. Eles namoram a 6 anos, moram juntos em um apartamento luxuoso, mas em um determinado momento Saffy acha que aquilo não é mais suficiente, ela precisa de mais. No jantar de dia dos namorados, ela acreditava que dariam um passo adiante, mas ele preferia permanecer como estava, com um mal entendido eles acabam terminando o relacionamento, Com isso, dá inicio a uma sequencia de fatos que pode distanciar os dois, ambos se relacionam com outras pessoas, muita coisa é colocada em jogo, desde o amor deles até mesmo a carreira profissional.
Nos prendemos tanto a história de Saffy e Greg acreditando que são o casal central do livro, e em determinado ponto notamos que o livro conta a história de dois casais, além deles, conhecemos também Jess e Conor.
Conor é o melhor amigo de Greg, por consequência disso, Jess ficou muito amiga de Saffy também. Jess trabalha escrevendo artigos e Conor trabalha como professor e sonha em ser um escritor de sucesso, o casal tem uma vida totalmente diferente daquela de Saffy e Greg, é mais comum, sem tantos luxos, roupas de marca ou artigos caros de decoração, afinal eles tem gêmeos, Lizzie e Luke e não possuem tanto dinheiro como os amigos. Conor está tentando escrever o seu primeiro livro de sucesso, apostando nisso para conseguir dar uma vida melhor a sua família, e quem sabe assim, conseguir também que Jess aceite o seu pedido de casamento.

O que eu achei até agora?

Estou gostando bastante do livro, apesar de ter capítulos curtos a história é bem extensa, a situação mais tensa chega um pouco antes do final dessa primeira parte, quando parece que Saffy e Greg estão se acertando, mas na verdade é tudo um grande mal entendido outra vez. Não sei o que será deles agora na segunda parte, já que eles tomaram uma atitude que com certeza é um passo muito grande para o relacionamento. Quero saber como que Jess e Conor vão ajuda-los a lidar com tudo o que está por vir, e como vão agir sabendo que eles também tem os seus próprios problemas no relacionamento. Tudo virou uma grande confusão, mas está ficando bem interessante.


Segunda Parte

Na segunda parte do livro Greg tenta se reaproximar de Saffy, sem sucesso, e com isso, sua vida pessoal e profissional continua escorrendo pelo ralo, cada vez mais ele esta se afundando em dividas e perdendo oportunidades de emprego, sendo obrigado a tentar ganhar a vida com algo totalmente diferente do que aquilo que estava acostumado, o lindo apartamento que ele morava com Saffy está um lixo, assim como sua vida, um limbo que ele parece não conseguir sair.
As coisas não estão melhores para Jess e Conor, infelizmente eles acabaram deixando as coisas que deveriam conversar para resolver depois, e isso só fez com que acumulasse mais e mais. Aparentemente para Jess ela e os gêmeos já não eram mais suficientes para a felicidade de Conor, pois ele parece cada vez mais apenas interessado apenas em escrever o seu livro e anda desligado do trabalho como professor e de sua vida em casa com a família. Conor por sua vez está se esforçando tanto para que o livro seja um sucesso e que ele possa dar uma vida melhor para sua família que acaba agindo de forma impulsiva e colocando em risco perder o seu trabalho como professor, o que compromete também a renda da família e deixa Jess mais furiosa ainda com a história do tal livro.
Saffy tem que lidar com muitas mudanças em sua vida, sua carreira e seus sonhos estão em risco, mas aos poucos tudo vai voltando para o lugar e coisas novas vão surgindo, como Joe, mas mesmo assim, ela continua sendo obrigada a lidar com toda a situação com Greg e a doença de sua mãe. A história sobre o pai de Saffy que a sua mãe vinha escondendo por 30 anos foi revelada, e ela ficou desolada sem saber o que pensar e como perdoar a mãe, mas ela havia se esquecido que tinha segredos também que não sabia como contar, e sua vida começa a se enrolar mais uma vez.


Terceira Parte

Essa é a parte mais curta das três existentes no livro, Saffy parece regressar ao inicio, com Greg de volta em sua vida, lidando intensamente com a doença de sua mãe, a grande revelação da verdade sobre o seu pai, o afastamento de Joe, problemas com a campanha publicitária em seu trabalho. Ela está a ponto de explodir, e para completar ela recebe uma noticia que vai mudar completamente a sua vida, algo que a faz refletir sobre o que ela realmente quer escolher para o seu futuro, como ela queria que as coisas fossem a partir daquela novidade.
Conor nunca esteve tão distante de Jess, finalmente com o seu livro terminado, ele começou a pensar em como seria a sua vida dali em diante, sem a sua companheira e sem os gêmeos, ele sonhava com o sucesso do livro, mas sabia o preço que vinha pagando por isso.
Todas essas situações e adversidades, são narradas na terceira parte do livro de forma mais breve do que nas outras duas. Depois de tantas coisas, finalmente as coisas parecem se resolver de forma definitiva.

O que eu achei?

 Postais do coração é um livro de muitas páginas, levando em consideração os livros de romance que costumo ler, mas agora sei que é porque ele não conta apenas a história de um casal, mas sim de dois, e também foca nos personagens em particular. O livro tem muitas situações que acontecem ao mesmo tempo, por isso é preciso atenção, se não algum pedaço pode ficar sem sentido, e aconteceu comigo, a autora estava escrevendo sobre Saffy, por exemplo, e de repente estava falando sobre Jess, e eu tinha que voltar um pouco para ler novamente e entender o que estava acontecendo, mas algumas vezes essa mudança de personagem era clara e parecia fluir na imaginação facilmente de uma parte de algum personagem para outro. Ele é um livro que traz algumas reflexões sobre escolhas, atitudes que você toma ao longo da vida que reflete em todo o seu futuro, tudo poderia ter sido diferente, mas as vezes fazemos escolhas erradas e precisamos saber lidar com as consequências.
Gostei bastante do livro por trazer essas reflexões, mas eu acho que ele poderia ser mais resumido e melhorar o final, trazer mais emoção ao desfecho da história, parece que ficamos tanto tempo sofrendo com as dificuldades dos casais e personagens e depois quando chegou a parte feliz, onde tudo é resolvido, foi rápido demais, simples demais.


Livro: Postais do Coração
Escritora: Ella Griffin
Editora: Novo Conceito.

... ela o perdera. e logo também perderia esses pequenos fragmentos dele. Era isso que a vida parecia se resumir, ela começava a perceber. Perder coisas.