maio 24, 2017

A Lista

Imagem do Google 
Preciso falar novamente de um livro da Cecelia Ahern e de como a maneira que ela escreve simplesmente me conquista. Se não me engano é o 4º livro que li da autora e já deu para entender a maneira como ela vai criando aos poucos os personagens e a história para nos envolver. Todos eles surtiram o mesmo efeito em mim, e ao chegar ao final de cada livro me senti com vontade de ler mais, porém nunca ficaram lacunas não preenchidas em seus romances, nem dúvidas ou coisas que foram deixadas no ar, pelo menos não pra mim. A maneira como ela escreve pode parecer parada de inicio e um pouco cansativa, mas sempre do meio da história para o final é possível notar o quanto foi necessária aquela volta, ou todos aqueles detalhes para realmente construir a história e finalmente envolver o leitor.

Como o titulo desse post mesmo diz, não estou aqui para falar sobre a escritora, mas sim para dissertar sobre as minhas conclusões desse livro "A Lista". Como já expliquei em outro post, geralmente escolho os livros pelo titulo e imagino como seria uma história que se encaixaria nele, então raramente leio as sinopses. Comecei a ler esse livro imaginando que seria algo totalmente diferente, mas a história me surpreendeu. 

O livro conta a história de Kitty Logan uma jornalista que iniciou sua carreira totalmente apaixonada pela profissão e cheia de vontade de fazer algo que seja realmente relevante para a vida das pessoas, mas com o tempo ela acaba se perdendo e se deixa levar para o mesmo caminho de todos os outros da área, até o momento em que é obrigada a repensar seus valores e trazer de volta a sua essência. Kitty recebe a missão de escrever uma matéria para a revista de sua grande amiga Constance, o que ela não sabia é que seria mais difícil do que ela imaginava, possuía como material apenas uma lista com cem nomes de diferentes pessoas, e ela deveria encontrar o que ligava todas elas, o que seria realmente o foco da matéria. Com o prazo se esgotando e aproximando-se o dia da publicação, ela embarca em uma viagem unindo várias dessas pessoas que conseguiu contato e por fim descobre o verdadeiro tema relevante da matéria e também se redescobre como jornalista e como pessoa. 
É um livro que nos faz refletir o valor de cada pessoa, cada um tem um propósito na vida, ou um sonho, ou alguma história importante para contar e é isso o que faz de cada um especial e único. 
Eu gostei muito porque não é apenas um romance onde o foco central é o casal, o que um fez ou o outro enquanto ainda não se conheciam ou apenas sobre suas histórias de vida até esse momento, mas sim o foco está em pessoas diferentes, que viveram em épocas diferentes, em lugares diferentes e passaram por situações diferentes que moldaram cada uma delas a ser quem são, a fazer o que fazem ou pensar como pensam. 

Livro: A Lista.
Escritora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
"...Todo individuo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar. Talvez pensamos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. Todos os dias as pessoas fazem coisas que não são comemoradas..." pág 292 (e book).